quarta-feira, dezembro 17, 2014

Visagismo na maquiagem: o blush certo para cada tipo de rosto

A última vez que comentei sobre visagismo aqui, disse dos pontos passivos e ativos do seu rosto e como eles fazem diferença numa boa maquiagem (veja o post aqui), outra dica fundamental para quem quer aprender mais sobre o visagismo, é o formato de rosto e a aplicação de blush em cada um.
Sabemos que cada pessoa é única e o formato de seu rosto é específico dela, no entanto podemos generalizar alguns formatos com características bem semelhantes para auxiliar em toda essa burocratização na maquiagem, o que a torna profissional e harmoniosa.
Os tipos de rostos mais comuns são:

- Quadrado

No rosto quadrado devemos ter em mente o termo “afinar com cautela”, se um pó escuro for aplicado errado, não haverá afinação, e sim um desenho artístico que pode tirar a expressão da pessoa. Esse tipo de face é quase tão largo como comprido, por isso, é importante usar um pó de contorno no queixo, maxilar, têmporas e na testa, esfumando bem e fundindo-o com o cabelo ou outras partes do corpo. Nunca deixar a correção marcada.

- Redondo

O rosto redondo quase não tem ângulos marcados, por isso é essencial que a correção facial faça esses ângulos, tornando um rosto fino e expressivo. O traço do pó de contorno deve ser mais grosso, formando um “triângulo” com a ponta em direção ao meio da boca, porém a distância do pó até essa região deve ser de três dedos contando a partir do meio da boca
É importante também passar o pó de contorno na testa, que é mais larga que o queixo.

- Triangular

É um tipo onde a testa é mais fina que o resto da face, por isso o pó de contorno deve ser aplicado na diagonal, três dedos depois do nariz em direção à orelha. Evitando mudar a largura do rosto que já está num bom tamanho.
Para disfarçar a diferença de largura da testa em comparação ao maxilar, passe um pó que seja um tom mais escuro que o tom da pele da pessoa apenas no osso do maxilar em movimentos circulares, suavemente. Por fim, aplique corretivo claro na lateral da testa.


- Oval


O rosto é mais comprido do que largo, por esse motivo, muito cuidado com o comprimento do traço de seu blush, se ele for muito longo ou cheio, pode afinar mais ainda o rosto, por isso faça sempre um traço menor, fino e mais sutil. 
Uma dica para diminuir o comprimento do rosto é aplicar um pó que seja apenas um tom mais escuro que o tom da pessoa, no queixo, maxilar e na testa, fundindo-o com o cabelo e com o pescoço. 

- Coração


A intenção nesse tipo de rosto é harmonizar a diferença de largura entre a testa e o centro do rosto. Por isso, a aplicação do pó de contorno é feita num formato triangular/circular, sentido para baixo, com a ponta em direção ao meio do nariz.
Para afinar a testa, passe o pó de contorno apenas nas laterais da testa, próximo às têmporas. Em seguida, com um pó iluminador, clareie o maxilar, estando sempre de acordo com as regras de luz e sombra.

- Retangular


É o formato onde o comprimento é maior que a largura do rosto, por isso, a função da correção é estender a face deixando-a não tão fina. Para isso, aplique o pó de contorno na maçã do rosto, do centro do nariz em direção à orelha, em uma linha reta.
 Para diminuir o comprimento do rosto, passe o mesmo pó no maxilar e no queixo, fundindo-o com o pescoço, e na lateral da testa, esfumando em direção ao cabelo.

Nem dava para imaginar que na maquiagem tinha tudo isso né? Todo esse processo, se seguido corretamente, atende as expectativas de quem está sendo maquiado e valoriza muito seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário